Terapias Manuais

Miofibrólise Percutânea (Gancho):

É um método de tratamento que atua na ruptura e dissolução das aderências e contraturas funcionais geradas por mecanismos pós-traumáticos e/ou pós-inflamatórios que esteja apresentando sintomatologia dolorosa e limitações do aparelho locomotor através da utilização de instrumentos específicos sobre a superfície cutânea. É indicada em patologias crônicas (artrose, tendinoses,…) e patologias agudas, em tratamento de cicatrizes, facilita as mobilizações articulares, em dores típicas (cervicalgia, lombalgia, nevralgia, pubalgia, lombociatalgia, cervicobraquialgia), em patologias típicas: epicondilite, tendinopatias, contraturas, ruptura muscular, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite.

Conceito Mulligan:

O conceito Mulligan baseia-se na teoria da falha posicional, ou seja, quando temos uma lesão, a articulação pode assumir uma posição ligeiramente anormal, muitas vezes invisível em exames, e estas pequenas falhas posicionais podem levar a restrições de movimento resultando em dor. O Mulligan irá atuar no realinhamento dessa falha posicional da articulação.

Conceito Maitland:

Mobilização articular utilizada em disfunções neuromusculoesqueléticas para alívio da dor aguda ou crônica.

Mobilização Neural:

A Mobilização Neural visa minimizar e ou anular a dor causada por uma disfunção em um nervo periférico podendo ser sempre descrita no trajeto do nervo periférico envolvido, e de diferentes formas: “formigamento”, “choque”, “dormência”, diminuição de sensibilidade, “queimação”. O tratamento com mobilização neural tem como objetivo tirar a dor e o desconforto do paciente, agindo sobre a causa da dor, seja ela por inflamação ou por compressão deste nervo, assim como restabelecer o fluxo sanguíneo intraneural, possibilitar o bom deslizamento do nervo dentro do canal neural e melhorar a condução do nervo. O tratamento de Mobilização Neural é indicado para pessoas com comprometimento do nervo ciático (com ou sem hérnia de disco), LER / DORT, lombociatalgia e cervicobraquialgia e de forma preventiva em possíveis casos de disfunções de ordem neurogênica.

Tape Mac Connell (Bandagem Funcional):

Utilizamos a: Mobilização Articular – para realinhar a articulação e alívio da dor; Bandagem – para manter o realinhamento alcançado. Sua eficácia é garantida, pois o paciente vai com a bandagem para casa, mantendo assim o ganho alcançado na clínica com os exercícios terapêuticos.

Utilizado no tratamento de pacientes com dor ortopédica: fascite plantar, tendinites, entorse de tornozelo, pé plano, problemas patelofemurais, lombalgia, lombociatalgia, dorsalgia, cifose dorsal, cotovelo de tenista, túnel do carpo, desfiladeiro torácico e outros.

Kinesio Taping:

Trata-se da aplicação de uma bandagem elástica adesiva, que irá atuar na redução de edemas, alívio de dores de lesões neuromusculares em geral, distensões, contraturas, espasmos musculares, melhora da circulação sanguínea e linfática. Isso ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, melhorando desta forma a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

Miofascioterapia:

Técnica de Terapia manual que tem como objetivo inibir os prejuízos funcionais, os espasmos musculares reflexos e a dor consequente da presença dos “pontos gatilhos” miofasciais ativos cuja ação pode gerar uma dor irradiada para outros locais, liberação dos tender points (pontos de tensão do músculo) e trigger points (pontos de tensão do núcleo muscular. Tem como benefícios o alívio da dor e do processo inflamatório.

Ultrasom:

Recurso utilizado no tratamento de inflamações como: tendinites, bursites, sinovites, esporão de calcâneo, etc., e tem como objetivo de relaxar a musculatura, reduzir edemas e aliviar dores.

Globus:

Aparelho de eletroestimulação utilizado na reabilitação, dores, contraturas, estiramentos, inflamações tendíneas, edema, ciatalgia, lombalgias, torcicolo, estimulação de músculos desnervados, hemiplegia/paraplegia/espasticidade, fortalecimento, tonificação, aumento de massa muscular, drenagem, lipólise(melhora do efeito “casca de laranja”), entre outros.